sábado, 19 de março de 2011

Repensemos sobre a educação infantil

Diz um provérbio chinês que "mais alta das torres começa no solo leva-nos a repensar toda a estrutura Educacional no que concerne a Educação Infantil, com uma ampla gama de transformações necessárias para garantir aos nossos alunos uma educação de qualidade, como é tão frequentemente defendido nos discursos políticos e em inúmeras teorias.

Um pedreiro para edificar uma torre precisa saber, primeiramente, preparar o canteiro de obras, tirar o esquadro, fazer as formas e as sapatas da construção de tamanho adequado para suportar todo o peso que será sobreposto em cima deles, escolher o ferro da armação para que suporte este peso, e preparar a massa com as misturas adequadas de areia, ferro e cimento. Após este processo, o pedreiro deverá deixar secar o concreto, para depois começar a edificar a torre. Até aqui o pedreiro somente trabalhou a base da torre
Se o pedreiro não tiver o preparo necessário, não compreender os passos, as medidas, enfim, não dominar o processo necessário para fazer a base da torre, esta não terá o suporte necessário para todo o peso que será acrescentado e acabará ruindo.
Eis ai uma bela metáfora, que nos leva a refletir sobre o papel, extremamente relevante, do cognitivo e psicológico pelo qual a criança passa nesta idade pode levar ao fracasso, o que pode "comprometer toda a obra" ou seja, comprometer todo o desempenho da criança, não apenas escolar, mas social e familiar também. A criança aprende mais dos zero aos seis anos do que um adulto ao longo de toda a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário